O que é Flow?

Você já se deparou com uma situação em que se envolve em certa atividade, dando o seu melhor, e não percebe o tempo passar? E, além disso, tem uma sensação de tranquilidade vivendo este tempo presente?

Este estado de consciência é conhecido como – traduzido do inglês como Fluxo – significa “estado de Fluxo” ou “Experiência de Fluxo”. Este conceito é advindo da psicologia positiva da década de 70, por meio dos estudos do psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi[1], em que trouxe a oportunidade de dominar as excelentes experiências de fluxo na consciência humana.

O “estado de Fluxo” geralmente acontece quando as pessoas praticam algo que lhe agradam e que se sentem envolvidas, como: dançar, escrever, ler, cozinhar ou até mesmo trabalhar. Mas não há atividades específicas para entrar em contato com esse estado. Pode ser também, atividades obrigatórias, como entrar em um Fluxo em uma interação no ambiente de trabalho, em que é o momento onde o corpo e a mente estão em uma combinação perfeita, alcançando o alto grau de energia, entusiasmo, concentração e desempenho.

Este estado não implica em conflitos entre emoções, sentimentos ou razões que muitas vezes acontecem no nosso cotidiano, pois esses três elementos são congruentes entre si e estão em equilíbrio. Você pode passar muitas horas executando uma atividade e não percebendo o que está acontecendo em sua volta, ou mesmo não pensa no passado e muito menos no futuro, pois você está totalmente imerso na ação do AQUI e do AGORA. Por consequência, você poderá aumentar sua produtividade em qualquer área da sua vida.

Como Alcançar o Estado de FLOW?

Segundo Csikszentmihalyi, para ocorrer o “Estado de Fluxo”, a pessoa tem de se conectar com um objetivo claro e desafiador, mas que não seja impossível. Você necessitará ter em equilíbrio os desafios e competências em nível de harmonia e colocar em ação em momentos que o faz se sentir bem e satisfeito.

Neste equilíbrio entre seu nível de habilidade e o desafio apresentado, há um nível de controle pessoal sobre a situação e o resultado, portanto não há espaço para o medo de fracassar. Pois este momento fará com que pare de pensar sobre suas necessidades físicas e notará que estará totalmente imerso na ação, pleno no estado presente e tornando real o objetivo almejado.

Outro ponto importante para facilitar entrar neste Estado é fazer com que a ação tenha coerência com sua identidade, ou seja, com o seu interior, fazendo parte da sua essência e de algo que faz diariamente. Porque, caso não faça algo em que não goste, as consequências poderão ser negativas ou mesmo poderá ficar na mesmice. Então, ter amor pelo que você deve fazer ou ambição pelo resultado, pois notará o vínculo com o que está dentro de si e terá um fácil acesso às suas habilidades e conhecimentos em um grau elevado, obtendo emoções positivas e aumentando a excelência na atividade.

Utilize do seu máximo nível de concentração e atenção. Foque no presente. Você notará que perderá o nível de autoconsciência e se sentirá mais tranquilo. Você entrará em um estado que o tempo do relógio para, mas que na verdade, a atenção no presente é tanta, que você se perde no tempo. Será o momento certo em que o instante é vivenciado, onde não há passado e futuro, apenas o presente vivido e, assim, aumentará o seu grau de desempenho.

Conta-me. Você já vivenciou esse estado que é tão gratificante? Compartilha comigo a sua experiência! Deixe, por favor, os seus comentários.

Muito obrigada!

[1] Mihaly Csikszentmihalyi é um psicólogo húngaro, nascido em 1934. Foi o responsável pela criação do conceito psicológico de fluxo, um estado mental altamente focado. Ele é o Professor de Psicologia e Gestão da Claremont Graduate University. Além disso, é o ex-chefe do departamento de psicologia da Universidade de Chicago e do departamento de sociologia e antropologia em Lake Forest College.