A Diferença Entre Coach e Psicólogo

Ambos os profissionais, ajudam identificar bloqueios mentais, a quebrar crenças limitantes, a trabalhar com a identidade e a lidar com os diferentes setores em que a pessoa está inserida. Porém, você irá notar nesse artigo, que os dois profissionais possuem metodologias diferentes e eficazes que trabalham com o comportamento humano.

Psicologia: A Análise do Comportamento

A psicologia trabalha com a análise do comportamento. O psicólogo lida com as experiências particulares do paciente, referente às emoções, sentimentos, sensações e percepções. Trabalha com conflitos internos, como traumas, distúrbios psicológicos ou até mesmo psiquiátricos.

Geralmente, o psicólogo mexe com o passado do paciente, tentando, assim, buscar a origem do problema para que juntos possam entender as questões pessoais do paciente a fim de garanti-lo uma melhor qualidade de vida no estado presente.

Muitas vezes o psicólogo lida com o que não se vê, porém trabalha com o discurso do paciente e com a observação comportamental. Quando ocorre a identificação das causas que determinam as ações e reações dos pacientes, em determinadas situações, fica mais fácil para o mesmo modificá-las, pois terá autoconhecimento sobre ele mesmo.

Coaching: O Processo Que Trabalha com a Ação

O coaching é uma combinação de ferramentas, técnicas e conhecimentos em diversas ciências que faz com que cheguemos a uma oportunidade de êxito no resultado desejado, por meio de variados aprendizados, autoconhecimento, transformações e principalmente AÇÕES.

Há um relacionamento de apoio entre o profissional (coach) e o cliente (coachee). Assim, trabalham com vínculo criando encorajamento e confiança para atingir o objetivo elucidado pelo coachee. O coach lida com o presente para alcançar o que deseja no futuro.

As ferramentas são indispensáveis no processo – como as perguntas poderosas – que fazem com que o coachee olhe para dentro e encontre os recursos e respostas necessárias.

É essencial haver tarefas ao final da sessão para que o coachee possa sair da zona de conforto e ir em direção a ação. E, assim, o coachee se aproxima, a cada dia, do seu resultado.

E você? Já fez o processo de coaching ou terapia?

Conte a sua experiência!

Muito obrigada!